Boca

Por lesão, Sebastián Battaglia anuncia aposentadoria aos 32 anos


A notícia que os torcedores do Boca temiam foi enfim confirmada ontem pelo presidente do clube, Daniel Angelici. Com apenas 32 anos e recordista de títulos conquistados pelo Xeneize – tem 19 títulos pelo clube e 20 na carreira – o volante Sebastián Battaglia anunciou que se despedirá do futebol. Uma osteocondrite, lesão que provoca um desgaste excessivo nos ossos, impediu que o atleta continuasse sua carreira.

Em uma entrevista à rádio Rock and Pop, Angelici também falou sobre a disposição de aproveitar Battaglia para continuar trabalhando no clube: “O Sebastián falou de sua decisão para mim em dezembro do ano passado. Fizemos uma proposta para que eles fizesse parte da comissão técnica das categorias de base do clube porque é um jogador de importante referência, o que mais ganhou títulos na história do Boca”.

Sem jogar há mais de um ano – seu último jogo como profissional aconteceu em 11 de dezembro de 2011 contra o All Boys pela última rodada do Apertura – Battaglia fez inúmeros exames e se submeteu a muitos tratamentos para evitar que a osteocondrite atrapalhasse sua carreira. No entanto, as dores sempre voltavam quando Battaglia treinava. Mesmo assim, o volante sempre acompanhou o time nas viagens pelo Torneio Inicial e pela Copa Libertadores da América.

A vitoriosa carreira profissional de Sebastián Battaglia começou no dia 31 de maio de 1998, quando ele tinha 17 anos. Em partida válida pelo Clausura 98, o volante entrou nos últimos quatro minutos do confronto entre o Boca e o Gimnasia y Tiro de Salta, que terminou com vitória xeneize por 4 a 0. De lá para cá, o volante conquistou o Clausura 99 e os Aperturas de 1998, 2000 e 2003, as Copas Libertadores de 2000, 2001 e 2003 e os Mundiais de 2000 e 2003.

Em 2004, foi comprado pelo Villarreal (ESP) por 2,5 milhões de euros. Vestindo a camisa amarela do clube e tendo como companheiros Riquelme, Arruabarrena, Cagna e Coloccini, Battaglia conquistou a Copa Intertoto de 2004. No entanto, o jogador não teve o sucesso que desejava na Europa e voltou ao Boca em 2005. Desde então, Battaglia conquistou o Clausura 2006, os Aperturas de 2008 e 2011, a Copa Argentina de 2012, a Copa Libertadores de 2007, a Copa Sul-Americana de 2005 e as Recopas Sul-Americanas 2005, 2006 e 2008.

Abaixo um vídeo com os melhores momentos de Battaglia no Boca:

Alexandre Leon Anibal

Analista de sistemas, radialista e jornalista, pós-graduação em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte. Neto de argentinos e uruguaios, herdou naturalmente a paixão pelo futebol da região. É membro do Memofut, CIHF, narrador do STI Esporte (www.stiesporte.com.br ) e comentarista do Esporte na Rede, programa da UPTV (www.uptv.com.br ).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × 3 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.