Primeira Divisão

Quando a vaga foi dada pelo rival

A vitória do River sobre o Lanús, no Monumental de Núñez, não culminou apenas com o título do Vélez. O triunfo garantiu também a participação do Boca na Copa Libertadores, mesmo sem ter entrado em campo. E mais: sem ter a necessidade de vencer.

Com apenas uma rodada para o fim do campeonato, o Granate, que quase eliminou o Vasco na edição da Libertadores deste ano, perdendo nos pênaltis, tem remotas chances de conquistar uma vaga para o torneio continental. Ao Boca agora, resta saber em que posto terminará na classificação, algo determinante quanto a não participação na fase eliminatória.

Mesmo com a derrota de hoje sobre o Arsenal, por 1 x 0, pode impedir o time de disputar a Copa Libertadores. A dúvida agora fica quanto a que posto os Xeneizes irão ocupar: como o melhor argentino no agregado do ano, excluindo o campeão do Torneio Inicial, Vélez, ou o segundo, tendo que disputar, em tese, a pré-libertadores

A definição só sairá nesta segunda, quando o Newell’s enfrenta o Rafaela. Um tropeço do rubro-negro de Rosário mantem o Boca do atual posto. Caso contrário, a decisão será apenas na última rodada, quando o Argentinos Jrs recebe os Leprosos e o Boca joga em casa contra o Godoy Cruz, time dirigido pelo eterno ídolo Martin Palermo.

Libertadores
Pela primeira vez após anos, a Copa Libertadores terá um sorteio com todos os clubes já definidos. Desta maneira, a possibilidade de a Conmebol ter um critério mais favorável aos clubes de maior expressão cresce. O sorteio acontecerá no dia 21/12, no Paraguai. Além do Boca, estão classificados Arsenal (Campeão do Clausura 2012, no primeiro semestre), Vélez (campeão do Torneio Inicial) e o Tigre (melhor time argentino na Copa Sul-Americana). Newell’s e Lanús disputam a última vaga argentina na próxima rodada.

Thiago Henrique de Morais

Fundador do site Futebol Portenho em 2009, se formou em jornalismo em 2007, mas trabalha na área desde 2004. Cobriu pelo Futebol Portenho as Eliminatórias 2010 e 2014, a Copa América 2011 e foi o responsável pela cobertura da Copa do Mundo de 2014

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 − um =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.