Arquivo

Quatro partidas fecham quinta rodada do Apertura

Quatro partidas fecham a quinta rodada do Apertura/2011. Às 14h00, em San Juan, o San Martín recebe o Argentinos Juniors em jogo do bom aproveitamento do local frente a um Bicho que só empata na temporada. Às 16h00, em Santa Fé, o Unión promete ser um péssimo anfitrião para o líder Atlético de Rafaela, assim como ocorreu na partida em que la Crema oficializou seu acesso ao futebol de elite. Na ocasião o Rafaela venceu o encontro por 1×0, mas não pode comemorar, já que as luzes do Estádio 15 de Abril se apagaram mais cedo do que o costume. Às 18h10, em Avellaneda, ocorre o grande clássico da rodada entre Rojo e Boca. O conjunto local segue mergulhado em críticas e em silencio, já que o grupo evita declarações à imprensa. Já o Boca, que não contará com Juan Román Riquelme, precisa de uma vitória para não ver o líder (ou os líderes) se distanciar (em) na tabela. Para finalizar a rodada, às 20h15 em Bahía Blanca, o Olimpo receberá Vélez, em partida em que ambas as equipes precisam muito da vitória: o Olimpo, para ao menos ir à zona da promoción; o Fortín, para mostrar que ainda ostenta um grande plantel no futebol argentino.

San Martín (SJ) x Argentinos Juniors

O futebol deste domingo começa com a partida entre San Martín (SJ) e Argentinos Juniors, em San Juan. O local tentará continuar sua boa participação no torneio com uma vitória. Mas o adversário é o bem armado Bicho de La Paternal, equipe que ainda não conseguiu os três pontos em nenhuma partida. Silvio Trucco será o árbitro do confronto.

O conjunto de San Juan ainda não perdeu no Torneio, já que empatou dois jogos, venceu um e teve o outro, contra o Independiente, adiado. A equipe vem de sua melhor apresentação no Apertura na partida anterior, em que perdia para o Pincha por dois gols e quase virou o placar. Já o rival de hoje também precisa vencer para espantar a crise que já ronda La Paternal. A equipe não consegue vencer e o trabalho de Troglio tem recebido a pecha de “defensivo em excesso”.

No San Martín, o técnico Garnero tem dois desfalques de peso no ataque. Maxi Núñez e Sebastián Penco estão contundidos e darão seus lugares a Claudio Graf e Roberval. Também Pablo Cantero está lesionado e cede lugar a Lucas Oviedo. No Bicho, apenas uma substituição. Sobrecarregado nas últimas partidas, Germán Basualdo deixa a equipe e no seu lugar entra Roberto Brum.

Prováveis formações:
San Martín (San Juan): Luciano Pocrnjic; Marcos Galarza, Cristian Grabinski, Lucas Landa e Emmanuel Mas; Mauro Bogado, Lucas Oviedo, Maximiliano Bustos e Marcelo Carrusca; Roberval e Claudio Graf. Técnico: Daniel Garnero.
Argentinos: Luis Ojeda; Gonzalo Prósperi, Federico Pistone, Jefferson Hurtado e Pablo Barzola; Ciro Rius, Matías Laba e Gustavo Oberman; Emilio Hernández e Pablo Hernández; e Juan José Morales. Técnico: Pedro Troglio.
Local: Estádio: Ingeniero Hilario Sánchez, San Juan
Árbitro: Silvio Trucco
Horário e transmissão: TV Pública/ Canal 7, 14h00

Unión Santa Fe x Atlético de Rafaela

Em Santa Fe, o Unión recebe o Atlético de Rafaela para um jogo que tem se afirmado como um dos mais importantes do interior argentino. O Tatengue teve de amargar o ascenso do Rafaela justamente em seu estádio, Na oportunidade, os dirigentes tatengues desligaram as luzes do estádio para que o adversário não comemorasse o seu feito. Porém, a partida é mais que isso. La Crema é o atual líder da competição e, se vencer, poderá ampliar bem sua vantagem. Já o local, se obter os três pontos poderá trocar de lugar com o San Lorenzo na promoción. O encontro será arbitrado por Gabriel Favale.

Ambas as equipes terão as mesmas formações da rodada anterior. O jogo promete não somente pelo que representa dentro de campo, mas pelos desdobramentos de seu resultado para todo o Apertura.

Prováveis formações:
Unión: Enrique Bologna; Renzo Vera, Juan Pablo Avendaño, Rodrigo Erramuspe e Juan Pablo Cárdenas; Fausto Montero, Nicolás Bruna, Marcelo Sarmiento e Jorge Velázquez; Paulo Rosales e Jerónimo Barrales. Técnico: Frank Kudelka.
Atlético Rafaela: Guillermo Sara; Fabricio Fontanini, Oscar Carniello, Alexis Niz e Martín Zbrun; Walter Serrano, Iván Juárez, Matías Fissore e Nicolás Castro; Federico González e Darío Gandín. Técnico: Carlos Trullet.
Árbitro: Gabriel Favale
Local: estádio 15 de Abril, Santa Fe Horário e transmissão: TV Pública/Canal 9, 16h00

Independiente x Boca Juniors

O confronto mais importante da quinta rodada do Apertura será realizado às 18h10 em Avellaneda. O Rojo recebe o Boca para o clássico que promete grandes emoções. O Independiente precisa vencer para afastar o fantasma da promoción. Já os xeneizes, que não terão Riquelme, precisam dos três pontos para não perderem contato com o líder Rafaela. O encontro será arbitrado por Héctor Baldassi.

O Independiente ainda não se refez da perda da Copa Sul- Americana para o Inter de Porto Alegre. A equipe não tem se acertado e os resultados não são bons. A hinchada não perde a oportunidade para xingar os jogadores e o técnico Antonio Mohamed. Já a reação do grupo não parece ser a melhor, evitando até mesmo as declarações à imprensa. O clima não anda nada bom e uma derrota no clássico poderia aprofundar uma crise que até agora parecia não afetar o trabalho de Mohamed.

O comandante do Rojo deverá fazer quatro alterações na equipe titular. Fabián Assmann, Iván Pérez, Nicolas Cabrera e Lucas Villafañez entram nos lugares de Hilario Navarro, Hernán Fredes (lesionados), Iván Vélez e Osmar Ferreyra.

No Boca, o trabalho de Falcioni começa a dar grandes resultados, se considerarmos a consistência defensiva da equipe (apenas um gol até aqui). Porém, hoje terá um grande desfalque, já que Riquelme sofreu uma fisgada no músculo da coxa e não atuará em Avellaneda. No seu lugar poderá estar Pablo Mouche (Lucas Viatri recuaria para fazer a função de enganche) ou Cristian Chávez. Diego Rivero retorna ao time titular e Matías Caruzzo segue na defesa no lugar de Insaurralde.

Prováveis formações:
Independiente: Fabián Assmann; Eduardo Tuzzio, Julián Velázquez e Gabriel Milito; Nicolás Cabrera, Cristian Pellerano, Iván Pérez e Maximiliano Velázquez; Lucas Villafañez; Facundo Parra e Marco Pérez. Técnico: Antonio Mohamed.
Boca: Agustín Orión; Facundo Roncaglia, Rolando Schiavi, Matías Caruzzo e Clemente Rodríguez; Diego Rivero, Leandro Somoza e Walter Erviti; Cristian Chávez (ou Pablo Mouche); Darío Cvitanich e LucasViatri. Técnico: Julio César Falcioni.
Árbitro: Héctor Baldassi Local: Estadio Libertadores de América
Horário e transmissão: TV Pública/Canal 7, TV Esporte Interativo, 18h10

Olimpo x Vélez

Para fechar a rodada, às 20h15, em Bahía Blanca, o Olimpo recebe o Vélez e precisa da vitória para se safar da zona da degola. A equipe hoje cairia diretamente, sem passar pela promoción. Porém seu adversário também precisa vencer para espantar as desconfianças sobre os jogadores que ficaram em Liniers, após as saídas de el Tanque e outros. Germán Delfino será o árbitro principal do encontro.

O Olimpo não venceu em nenhuma das quatro partidas que realizou no Apertura. Além disso, soma duas derrotas, que complicaram muito os seus promédios. Desta maneira, a equipe de Bahía Blanca precisa vencer para deixar a zona de rebaixamento direto e ao menos ir à promoción. O técnico Omar de Felippe ainda não deu sinais sobre a equipe que entra em campo hoje contra o Fortín. Porém, o certo é que Arturo Aquino, com péssimo aproveitamento até aqui, deverá deixar a equipe e ser substituído por Emir Faccioli. Além disso, De Felippe precisa substituir o venezuelano Vizcarrondo, que está com o selecionado vinotinto. Em seu lugar deverá entrar Cristian Villanueva.

No Fortín, a equipe ainda não parece ter superado as saídas de seus principais jogadores da temporada anterior. Principalmente el Tanque Silva, já que os comandados de Ricardo Gareca têm feito poucos gols. Para o lugar de Ariel Cabral, Ricardo Gareca contará com o retorno de Víctor Zapata, ausente na partida pela Sul-Americana frente ao Argentinos. Porem, Gareca não terá a presença de Ramírez, que está com fadiga muscular e deverá colocar Iván Bella ou Leándro Velázquez na posição. Outro que talvez não atue é Guillermo Franco, que apresenta um traumatismo em um de seus pés e deverá ceder seu lugar para Jonathan Ramírez.

Prováveis formações:
Olimpo: Laureano Tombolini; Eduardo Casais, Emir Faccioli, Juan Tejera e Cristian Villanueva; Leonel Ríos, Damián Musto e David Vega; Martín Rolle; Néstor Bareiro e Nicolás Pavlovich. Técnico: Omar De Felippe.
Vélez: Marcelo Barovero; Fabián Cubero, Sebastián Domínguez, Fernando Ortiz e Emiliano Papa; Augusto Fernández, Héctor Canteros, Víctor Zapata e Iván Bella (ou Leándro Velázquez); Juan Manuel Martínez e Jonathan Ramírez. Técnico: Ricardo Gareca.
Árbitro: Germán Delfino
Local: Estadio Roberto Carminatti, Bahía Blanca
Horário e transmissão: TV Pública/Canal 7, 20h15

Joza Novalis

Mestre em Teoria Literária e Lit. Comparada na USP. Formado em Educação e Letras pela USP, é jornalista por opção e divide o tempo vendo futebol em geral e estudando o esporte bretão, especialmente o da Argentina. Entende futebol como um fenômeno popular e das torcidas. Já colaborou com diversos veículos esportivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito − 3 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.