Primeira Divisão

Rebaixamento, e classificação às copas sul americanas definidos na última rodada

zona

Terminou hoje a edição 2015 do campeonato argentino. O título já havia sido definido na rodada anterior, com o Boca levantando a taça. Mas ainda faltavam definições sobre o rebaixamento e classificação às Copas continentais. Veja aqui como ficou a situação. Vale olhar com cuidado a classificação à Libertadores e Sul Americana, cujos critérios complicadíssimos confundem até os mais experientes.

Na parte debaixo da tabela o Crucero del Norte está rebaixado há várias rodadas. Na metade do torneio o Nueva Chicago parecida fadado a cair, mas reagiu e chegou à última rodada com chances. O Torito estava três pontos atrás de Huracán e Temperley. Precisava, assim, vencer sua partida e torcer para que ao menos um dos dois perdesse, forçando um jogo desempate.

As partidas foram jogadas hoje, debaixo de chuva. O Nueva Chicago venceu o Quilmes por 2 a 1, mas as outras duas partidas terminaram empatadas, rebaixando o Torito. A partida entre Temperley e Argentinos Juniors terminou sem gols, e não por acaso: as equipes passaram 90 minutos sem se atacar. Huracán e Belgrano marcaram um gol cada no primeiro tempo e tocaram a bola esperando o tempo passar até o fim. Tudo isso gerou enormes suspeitas de que as partidas foram armadas. Além de tudo isso o gol que deu o empate ao Huracán foi marcado contra, pelo zagueiro Chiqui Pérez, do Belgrano.

Quatro equipes já tinham vaga definida na Libertadores: River Plate (atual campeão), Boca Juniors (campeão do campeonato e da copa nacionais), Rosário Central (herdando a vaga da Copa Argentina, como vice) e Huracán (melhor dos argentinos na Sul-Americana dentre os que não tinham vaga assegurada). Domingo o San Lorenzo assegurou o vice-campeonato ao derrotar o Rafaela e também se classificou. Restou uma vaga, a ser definida numa Liguilla a ser jogada nos próximos dias, um formato que existiu de 1986 a 1992 e retomado agora.

Dela farão parte os quatro melhores do campeonato que ainda não têm vaga na Libertadores: Racing, Independiente, Estudiantes e Belgrano. Será disputada em formato de playoff, com jogo único disputado na casa da equipe com melhor campanha no campeonato. As partidas serão: Racing x Estudiantes e Independiente x Belgrano. Os vencedores se enfrentam disputando a última vaga.

Para a Sul-Americana já estão classificados o campeão da Supercopa argentina, que sairá de um confronto entre Boca Juniors x San Lorenzo, a ser disputado provavelmente em fevereiro; e o vice-campeão da Liguilla Pré-Libertadores. Restam vagas que sairão de um sistema de playoffs jogado em duas fases. A primeira terá os confrontos: Banfield x Argentinos Jrs, Tigre x Colón, Quilmes x Olimpo, Gimnasia LP x Aldosivi, Lanús x San Martín e Unión x Newell’s. Os seis vencedores se juntarão ao dois eliminados na primeira rodada da Liguilla Pré-Libertadores, em um total de oito equipes. Serão realizados quatro confrontos entre elas, com os vencedores se qualificando para a Sula.

Tiago de Melo Gomes

Tiago de Melo Gomes é bacharel, mestre e doutor em história pela Unicamp. Professor de História Contemporânea na UFRPE. Autor de diversos trabalhos na área de história da cultura, escreve no blog 171nalata e colunista do site Futebol Coletivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 − 1 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.