Primeira Divisão

River vence e põe fim a uma década perdida na Bombonera

Há dez anos, a Seleção Argentina sequer havia conquistado a sua primeira medalha de ouro das olimpíadas. O país começava a recuperar a sua economia com a chegada de Néstor Kirchner ao poder. E o River ganhava a sua última partida na Bombonera. Hoje aquela seleção olímpica já obteve duas medalhas de ouro no futebol, Néstor já faleceu e o River, enfim, quebrou uma seca no estádio do rival.

Como de praxe, num superclássico, as polêmicas tomam conta do ambiente futebolístico argentino. Reclamações por todos os lados, principalmente daqueles que foram derrotados. O fato é que o River teve uma melhor postura durante a partida, criando mais e sendo mais produtivo. Os donos da casa tiveram algumas oportunidades, mas a melhor foi justamente no gol de Riquelme, o do empate, lembrando os seus bons momentos numa cobrança de falta extraordinária.

Quanto aos erros, a começar do primeiro gol do River. Os torcedores do Xeneizes reclamam da condição de Téo Gutierrez no passe de Carbonero, que gerou o primeiro gol da partida. Aos 12 minutos da etapa complementar, o colombiano tocou para Lanzini que mesmo dando um toque mais forte, conseguiu concluir à gol. 1×0 River. No gol que gerou a vitória, aos 41 minutos do segundo tempo, a arbitragem marcou escanteio. Na ocasião, o correto era tiro de meta.

Mesmo com a falha de arbitragem, Orión, um dos três goleiros da Seleção Argentina no Mundial, não pode ser perdoado. A saída espalhafatosa resultou na quebra de um jejum de 10 anos sem perder para o maior rival. Ramiro Funes Mori conseguiu calar a Bombonera, feito que vários jogadores não conseguiram nos últimos anos.

O fato é que o resultado deixou o River Plate bem próximo do líder Colón na classificação do Campeonato Argentino. Um resultado para deixar a situação de Ramón Díaz mais amena, bem distinto de Carlos Bianchi, que a cada dia prova que foi um erro abrir mão de sua aposentadoria para retornar ao Xeneize.

Não assistiu ao jogo? Então acompanhe a transmissão completa da TV Pública Argentina:

httpv://www.youtube.com/watch?v=143e1tXZbtQ

Thiago Henrique de Morais

Fundador do site Futebol Portenho em 2009, se formou em jornalismo em 2007, mas trabalha na área desde 2004. Cobriu pelo Futebol Portenho as Eliminatórias 2010 e 2014, a Copa América 2011 e foi o responsável pela cobertura da Copa do Mundo de 2014

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × um =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.