Recopa Sul-AmericanaRiver

River vence o Santa Fe e conquista o bicampeonato da Recopa

O quinto título internacional em apenas dois anos. Esta foi a marca que o River Plate de Marcelo Gallardo atingiu na noite desta quinta-feira ao vencer o Independiente Santa Fe pelo placar de 2-1 no Monumental de Nuñez e levantar a Recopa Sul Americana pela segunda vez consecutiva. Com gols de Driussi e Lucas Alario, o River não teve grandes dificuldades em controlar o jogo e se impor pelo resultado que consagra o “Muñeco” Gallardo como um dos grandes nomes da história Millionaria.

Após o empate por 0-0 na Colômbia, o River precisava de uma vitória simples diante de sua torcida para ficar com o título e saiu para o jogo logo de cara, tanto que precisou de apenas 3 minutos para abrir o placar. Num cruzamento da esquerda, Driussi apareceu a frente do marcador e tocou para o gol: 1-0. Mesmo com a vantagem no placar o time não abdicou do ataque, forçando a marcação no campo de ataque e provocando erros sucessivos do time colombiano.

recopa-sudamericana-2258829h540
Driussi comemora o gol que abriu o caminho para mais uma conquista Millionaria. (Foto: La Nacion/Rodrigo Néspolo)

Lucas Alario, convocado pela primeira vez para a Seleção Argentina foi quem marcou o segundo do River após cruzamento de D’Alessandro que Maidana escorou e o centroavante subiu frente ao goleiro Zapata para tocar de cabeça pro gol. A partir daí o time colombiano tentou alguns lances de ataque que levaram perigo ao gol de Batalla até que aos 19’ minutos o zagueiro Salaberry apareceu para descontar. Logo após o gol, Pity Martínez teve uma grande chance de ampliar o placar para os donos da casa, mas acabou acertando o travessão. Sem maiores lances de perigo, o placar foi mais do que suficiente para que o River consagrasse mais um título internacional na era Gallardo e garantisse a festa de seus torcedores.

recopa-sudamericana-2258831h540
Torcida mais uma vez lotou o Monumental de Nuñez (Foto: La Nacion/Rodrigo Néspolo)

“Sabíamos que ia ser difícil, mas o gol logo no início do jogo ajudou bastante o time. Ficamos mais tranquilos e soubemos controlar o jogo. Graças a Deus pude marcar no segundo tempo e dedico isso ao meu irmão que veio me ver e aos meus pais que não puderam vir, mas estão felizes em casa agora”, declarou um emocionado Alario, que passou a ser um dos principais nomes do time após a reconstrução da geração campeã entre 2014 e 2015. Ele que no final da Copa Libertadores também marcou um gol de cabeça.

RIVER PLATE: Batalla; Moreira, Maidana, Mina e Casco; Ponzio, Ignácio Fernandez, Martínez (Rodrigo Mora) e D’Alessandro; Lucas Alario e Driussi (Alonso). DT: Marcelo Gallardo.

SANTA FE: Zapata; Arboleda, Sallaberry, Tesillo e Mosquera; Pico (Falcón), Roa e Gordillo; Omar Pérez (Salazar), Osorio e Gomez. DT: Gustavo Costas

 

Multicampeão

gallard5

A chegada de Marcelo Gallardo ao River Plate significou uma verdadeira revolução futebolística para o clube Millionario. Sob o comando do velho ídolo dos gramados, o River recuperou o imenso respeito internacional que sempre teve e que acabou se perdendo nos últimos anos, quando imerso em uma grande crise o time chegou a cair para a B Nacional. Foram seis finais que o River disputou desde a sua chegada e cinco títulos conquistados, sendo a única derrota na final do Mundial de Clubes para o “Todo Poderoso” Barcelona de Lionel Messi e Cia.

A primeira alegria veio com a Copa Sul Americana de 2014 com um gosto especial: eliminar o arquirrival Boca Juniors nas semifinais. No início do ano seguinte veio a Recopa Sul Americana, conquistada diante do San Lorenzo com uma vitória de 1-0 no Monumental e um empate por 0-0 no Nuevo Gasometro. A glória maior veio logo depois com a reconquista da Copa Libertadores da América, encerrando um jejum que vinha desde 1996 e novamente com o Boca Jrs. no caminho. Após aquele conturbado episódio do gás de pimenta e nova eliminação do rival, o River foi insuperável nas fases seguintes e conquistou o título de forma incontestável diante do Tigres do México numa vitória por 3-0 em Nuñez.

Marcelo Gallardo (3rd R), coach of Argentina's River Plate, celebrates with the trophy after his team won their Copa Sudamericana finals soccer match against Atletico Nacional of Colombia, in Buenos Aires December 10, 2014. REUTERS/Marcos Brindicci (ARGENTINA - Tags: SPORT SOCCER)
Gallardo com o troféu da Copa Sulamericana 2014: o primeiro dos cinco títulos internacionais que o River conquistaria em apenas dois anos sob o seu comando. (Foto: Reuters/Marcos Brindicci)

Poucos dias depois do título da Libertadores, o River foi ao Japão disputar a Copa Suruga Bank, onde venceu facilmente o Gamba Osaka por 3-0 e levou o título que é anualmente disputado entre os campeões da Copa Sul Americana e o Campeão Japonês da temporada. E agora pelo segundo ano consecutivo, o troféu da Recopa tem a marca Millionaria.

Alexandre Silva

Quase ex-jornalista. Apresentador e repórter na Rádio Transamerica BH, mineiro e torcedor da Seleção Argentina desde a Copa de 98. @AlexandreSilva8

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × cinco =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.