Arquivo

Torneio Argentino A: Ramón Santamarina vence Talleres em Córdoba e complica vida de “La T”

O grande destaque da rodada foram as vitórias de Ramón Santamarina, Sportivo Belgrano de San Francisco e Racing de Olavarría. Na Reválida, o Alumni de Villa María fez 3×1 no Central Norte, em Salta e o Rivadávia de Lincoln acabou com a festa do Cipolletti ao vencê-lo por 3×0, em casa. Assim o Crucero del Norte ainda mantém liderança, mas tem agroa a companhia de Defensores de Villa Ramallo e do Sportivo Belgrano. Para o azar do Colectivero, seus dois rivais têm um jogo a menos. Vejamos os jogos.

Crucero del Norte 0x1 Sportivo Belgrano de San Francisco

Jogadores do Sportivo Belgrano comemoram com sua torcida

Em uma ótima partida de futebol, em Missiones, o Verde de San Francisco bateu no líder Crucero del Norte e agora divide a segunda posição com o Defensores de Villa Ramallo, que folgou na rodada.

O primeiro tempo foi intenso por parte das duas equipes. Ataque para lá e ataque para cá, até que Juan Pablo Francia cabeceou a pelota para as redes do porteiro local. Longe de se plantar na defesa, o visitante tratou de marcar o segundo, enquanto o Colectivero criava, chegava bem no ataque, mas pecava – como sempre – nas conclusões. Se o primeiro tempo não foi inteiramente igual, foi porque o conjunto local foi ligeiramente superior.

Já na etapa complementar as coisas mudaram um pouco de figura. O Sportivo Belgrano ficou atrás, bem plantado, e passou a contar com o erro do Crucero del Norte para matar o jogo. Longe de ser um recuo covarde, a postura do Verde foi mais uma demonstração de inteligência tática. Contudo, pouco apareceram os erros que o visitante esperava. Isso porque o Colectivero tem um time bom e que sabe buscar o resultado sem se desguarnecer de sua defesa. Depois de um grande abafa por quase todo o segundo tempo, a equipe missioneira ainda precisou contar com a sorte no fim do embate para que o visitante não fizesse o segundo. O resultado tampouco tira o Colectivero da primeira posição. No entanto, tem agora a perseguição tanto do rival da rodada quanto do Defensores de Belgrano de Villa Ramallo.

Racing de Olavarría 2×0 Racing de Córdoba

Elenco do Racing de Córdoba sai de campo triste com a derrota que foi quase a eliminação

No confronto dos Racings deu o de Olavarría, que atuava em casa e precisava sim ou sim da vitória. Situação que se aplicava ainda mais ao visitante. E até por isso que a equipe de Córdoba foi para cima do Chaíra e chegou a acertar a trava do porteiro Cristián Bucci. Mas o conjunto local precisava vencer. E não tinha somente a Academia cordobesa como rival. Tinha vários problemas, tensão entre elenco e treinador, baixa absorção às inúmeras críticas da imprensa local, dos torcedores e até de certos dirigentes. além disso, precisa encontrar uma maneira de superar seu próprio gramado quando precisa ganhar. Não bastasse tudo isso, ainda caía uma chuva constante e muitas vezes torrencial.

Neste quadro era de se esperar um estádio vazio. Porém não foi o que aconteceu. Seus torcedores foram em bom numero para dar o seu apoio quente ao velho Chaíra. E isto foi mais que suficiente. Aos 21 minutos do primeiro tempo, Gonzalo Abán foi o nome do gol, após um belo contragolpe em que a pelota sobrou para a cavadinha de Abán. Antes que o visitante reagisse, Liciano Vázques, cinco minutos depois, matou o jogo, novamente com uma bola por cobertura sobre o porteiro visitante. Daí para o final foi só administrar o resultado. Tampouco o Chaíra parecia em condição de manter o nível, tampouco a Academia conseguia superar o péssimo e encharcado gramado, o bravo rival e o placar bem desfavorável. Com a vitória o Chaíra chegou ao sétimo posto, enquanto o Racing de Córdoba é o último e pouco a pouco diz adeus ao sonho do acesso direto.

Talleres de Córdoba 1×2 Ramón Santamarina

Depois de um começo fulminante, o Talleres de Córdoba sofreu uma derrota daquelas no Mario Kempes. Perdeu de 2×1 para o Santamarina, que atuou por todo o segundo tempo com apenas 10 homens. Depois de muitas disputas e de chances de ambas as partes, Michel fez 1×0 para o Santamarina aos 32 da primeira etapa. Antes disso, o visitante já havia acertado a trave do arqueiro cordobês e demonstrado aos 31 mil torcedores de “La T” que poderia chegar ao gol.

No segundo tempo o Talleres buscou o empate com muito ímpeto e deixou espaços na cancha para o Santamarina matar a partida. Ajudava a “La T” o fato de que o Aurinegro havia perdido Michel logo no primeiro minuto do segundo tempo. Atrapalhava o Talleres o fato de que o Santamarina em nenhum momento acusou a expulsão de seu jogador e atuava com tranquilidade no Mário Kempes. Bem postado no campo de defesa, os tandilenses esperavam “La T” para sair com clareza a partir de alguma jogada que se desenhava entre a sua primeira linha de marcação e a segunda, que ficava no meio.

Contudo, depois de muita insistência, foi o Talleres quem chegou ao gol aos 16 minutos. Sebastián Saez foi o nome do gol que empatou o difícil confronto. Porém, contrariamente ao que esperavam seus torcedores, a equipe não conseguiu calibrar as definições das várias jogadas que criou. Por outro lado, o rival jogava com bravura e determinação: defendia bem, atacava bem e esperava o momento certo para surpreender. E foi assim que aos 24 minutos, após uma excelente trama no meio-de-campo que o Ramón Santamarina chegou ao gol da importante vitória. E não foi qualquer gol, foi um golaço de García. Com o resultado o Santamarina mantém vivo o sonho de chegar ao título. Assim como o Talleres. Porém, se para ambas as equipes a tarefa não é nada fácil é ainda mais cruel para “La T”. Muitos desconfiavam da possibilidade de a equipe refugar nos momentos decisivos. Isto aconteceu nesta rodada, mas longe de ter sido pela atitude do próprio Talleres foi mais pela qualidade do Santamarina. Se o Talleres não subir isto será por outra realidade: “La T” não é melhor que a maioria de seus rivais nesta disputa.

Demais resustados foram: Douglas Haig 0x0 San Martín Tucumán; Unión Mar del Plata 0x0 Central Córdoba de Santiago del Estero.

Classificação

Crucero del Norte: 9 pontos; Def. de Belgrano de Villa Ramallo: 8; Sportivo Belgrano de San Francisco: 8; Talleres de Córdoba: 7; San Martín Tucumán: 7; Central Córdoba: 7; Racing de Olavarría: 6; Douglas Haig: 5; Unión Marl de Plata: 5; Ramón Santamarina: 4; Racing de Córdoba: 2.

Fase Reválida – Norte

Até agora os jogadores do Central Norte querem entender a vexatória derrota para o Alumni de Villa María

O destaque da rodada vai para o grande triunfo do Alumni de Villa María sobre o Central Norte. Mesmo atuando em Salta, e diante da exigente torcida do Central Norte, o conjunto de Villa María conseguiu um grande resultado e finalmente abandonou a última posição da tabela. Os gols foram aos 11 do primeiro tempo com Juan Aimar e aos 30, na primeira etapa e 35, na segunda, por Marcos Godoy. Descontou para o Central Norte Oscar Altamirano no último minuto de jogo.

Outra grande vitória foi a do Unión sobre o Tiro Federal de Rosário, em Sunchales. O destaque da vitória foi que o gol de Miguel Yuste saiu aos 50 minutos de jogo do segundo tempo. O resultado colocou o Unión na segunda posição da tabela. No clássico de Salta entre Gimnasia y Tiro e Juventud Antoniana o zero a zero final frustrou a boa torcida que compareceu para prestigiar as equipe salteñas. O líder Lebertad folgou na rodada.

Classificação
Libertad Sunchales: 10 pontos; Inión Sunchales: 8; Central Norte: 6; Juv. Antoniana: 4; Alumini: 4; Gimnasia y Tiro: 4; Tiro Federal de Rosário: 3.

Reválida – Sul

O destaque vai para o Rivadávia de Lincoln, que fez 3×0 no então ponteiro Cipolletti e tomou a liderança do rival. Dante Zuniga abriu o placar logo no primeiro minuto para os locais, o que facilitou muito o resultado final. Instável em campo, o visitante levou o segundo aos nove minutos, com Marcelo Castellano. Aos 34 do segundo tempo Cristian Fornillo deu números finais ao placar.

O segundo posto ficou com o CAI de Comodoro Rivadávia. Atuando em casa, o CAI fez 2×1 no Deportivo Maipu e ainda sonha em retornar à B Nacional nesta temporada. No outro jogo da rodada, o Juventud Unida ficou no zero com o Gimnasia del Concepción del Uruguay. O Huracán Três Arroys folgou na rodada.

Classificação
Rivadávia de Lincoln: 9 pontos; CAI: 8 pontos; Gimnasia (CDU): 8 pontos; Cipolletti: 7; Juventud Unida: 6; Deportivo Maipu: 3; Uracán Tres Arroyos: 1.

Joza Novalis

Mestre em Teoria Literária e Lit. Comparada na USP. Formado em Educação e Letras pela USP, é jornalista por opção e divide o tempo vendo futebol em geral e estudando o esporte bretão, especialmente o da Argentina. Entende futebol como um fenômeno popular e das torcidas. Já colaborou com diversos veículos esportivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 1 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.