Seleção

Uruguai vence México e encara Argentina nas quartas

Em sua melhor partida na Copa América, os uruguaios venceram os mexicanos por 1 a 0, com um gol de Álvaro Pereira, do Porto. O resultado garantiu à Celeste o segundo lugar no grupo C, o que o colocou no caminho da Argentina, em um confronto que tende a ser um dos pontos altos do torneio.

Sem o lesionado Cavani, Oscar Tabarez escalou o Uruguai em um convencional 4-4-2, com Gonzalez e Rodriguez como meias e Forlan e Suarez como atacantes. O sistema funcionou, pois desde o início a Celeste foi claramente superior ao México. E saiu na frente logo aos 14 minutos, quando uma falta cobrada por Forlán passou por zagueiros e atacantes e foi rebatida pelo goleiro, sobrando limpa para Álvaro “Palito” Pereira marcar o que seria o gol da vitória do Uruguai.

O restante da partida teve a mesma feição. Os uruguaios dominaram a partida e perderam muitos gols, sobretudo com Forlán. O atacante teve ótima atuação mas perdeu inúmeros gols, e segue amargando um jejum de gols com a camisa celeste. Nem no dia em que bateu o recorde de Rodolfo Rodriguez como o jogador que mais jogou com a camisa uruguaia, Forlán conseguiu superar a “racha”, e segue sem marcar com a Celeste desde o mundial da África do Sul.

Ao fim o Uruguai chegou a ser ameaçado pelo México, que marcou o gol de empate com Marquez a dez minutos do fim, corretamente anulado por impedimento. Com a vitória, a Celeste garantiu o segundo lugar em uma chave complicada e enfrentará a Argentina no próximo sábado, em Santa Fé. Uma partida para fazer história na Copa América 2011. O vencedor certamente se credenciará como sério candidato ao título.

Uruguai: Muslera, Maxi Pereira, Lugano, Coates e Alvaro Pereira; Perez, Arevalo Rios, Gonzalez (Lodeiro) e Rodriguez (Eguren); Forlán (Abreu) e Suarez.

México: Michel, Mier, Araujo, Reynoso e Aguilar (Aquino); Ponce (Pacheco), Reyes, Enriquez e Chavez; Marques e Dos Santos (Peralta)

Tiago de Melo Gomes

Tiago de Melo Gomes é bacharel, mestre e doutor em história pela Unicamp. Professor de História Contemporânea na UFRPE. Autor de diversos trabalhos na área de história da cultura, escreve no blog 171nalata e colunista do site Futebol Coletivo.

One thought on “Uruguai vence México e encara Argentina nas quartas

  • Marcos

    Final antecipada.
    Espero não estar enganado, mas me parece loucura entrar com a mesma formação do jogo contra Costa Rica.
    Uruguai é tradicionalmente mais forte, com marcação cerrada, não dará espaços e com contra-ataques mortais (ainda mais em nossa zaga que deixa a desejar).
    Será que Batista manterá o 4-3-3 ?
    e a tão esperada saída de Milito para entrada de Pareja… me parece sensato, reforçando o meio campo com mais um volante.
    Messi jogou livre contra a Costa Rica, mas não acho que seja sua posição ideal como armador. Ou sacar Higuain(ou Di Maria) para entrada de um homem de meio campo ajudar na marcação. Vejo “um buraco” nas costas do Messi nesta formação que atuou contra Costa Rica.
    Minha formação:
    Romero
    Zabaleta-Burdisso-Pareja-Zanetti
    Mascherano-Banega
    Gago
    Messi
    Aguero-Di Maria(Tevez)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × três =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.