Primeira Divisão

Independiente e Lanús vencem, colocando pressão sobre o River Plate

rolfi

Em uma partida em que foi melhor na maior parte do tempo, o Independiente venceu o San Lorenzo em pleno Nuevo Gasometro por 2 a 1. Montenegro e Rodriguez marcaram os gols do Rojo, que chegou à vice-liderança da competição, ao menos temporariamente. Villalba, já no fim, descontou para o Ciclón. À noite, o Lanús foi a Florencio Varela e venceu o Defensa y Justicia por 2 a 1, roubando o segundo lugar dos diabos de Avellaneda.

A partida começou equilibrada, e as duas equipes buscavam o gol sem muito sucesso. Havia muita falta de coordenação ofensiva, em especial no time da casa. A vitória do Independiente começou a se desenhar aos 32 minutos. Montenegro cobrou falta com muita categoria e colocou os comandados de Jorge Almirón à frente. A falta havia sido cometida pelo colombiano Yepes, que seria protagonista decisivo no segundo gol do Rojo.

Visivelmente fora de ritmo, o zagueiro colombiano recuou mal uma bola para Torrico. Lucero se aproveitou e driblou o goleiro azulgrana, que não teve alternativa além de derrubar o atacante rival. O goleiro Ruso Rodriguez cobrou forte, no canto esquerdo, e ampliou para os visitantes. A partir daí o San Lorenzo buscou desesperadamente a reação, mas sem qualidade. Até que aos 37 minutos Villalba conseguiu descontar após uma confusa jogada na área. O Ciclón pressionou nos minutos finais mas não conseguiu evitar nova derrota.

Nos embalos de sábado à noite o Lanús conseguiu vencer o Defensa y Justicia fora de casa e retomou a segunda posição. Logo aos 14 minutos Pasquini abriu o placar, e aos 18 Valdez Chamorro ampliou. No final do primeiro tempo Camacho descontou, convertendo uma penalidade bastante discutível. Mas no segundo tempo os granates conseguiram administrar bem a vantagem e voltaram para casa com 3 pontos e a vice-liderança assegurada.

O River Plate tem 25 pontos, e seguirá líder independente de seu resultado neste domingo, quando recebe o Belgrano. Mas foi apertado pelos mais diretos perseguidores, de forma que uma vitória se transformou em algo importante. Com as vitórias do sábado, Lanús e Independiente chegaram, respectivamente, a 24 e 23 pontos. Qualquer resultado amanhã no Monumental de Nuñez que não seja uma vitória milionária embolará o torneio.

Tiago de Melo Gomes

Tiago de Melo Gomes é bacharel, mestre e doutor em história pela Unicamp. Professor de História Contemporânea na UFRPE. Autor de diversos trabalhos na área de história da cultura, escreve no blog 171nalata e colunista do site Futebol Coletivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco + 8 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.