Primeira Divisão

Atlético Tucumán volta à elite. Resta uma vaga em disputa

decano

Desde a metade de 2010 o sofrido norte argentino não tem representação na elite do futebol local. A sofrida região mais pobre do país, terra do folclore mais rico da Argentina, estava fora da maior festa do esporte nacional. Mas após cinco anos o drama terminou. Tucumán, terra da inesquecível Mercedes Sosa e do sanduíche de bife à milanesa, está de volta à elite.

O Atlético Tucumán chegou à penúltima rodada ostentando uma sólida liderança. E o tropeço do Patronato jogou no colo do Decano a chance do acesso à elite faltando ainda uma rodada para o fim. Bastava uma vitória sobre o Los Andes em casa para garantir o retorno. E os comandados de Vasco Azconzábal não decepcionaram. Aplicaram um inquestionável 5 a 0 no rival e comemoraram o título da B Nacional.

A segunda vaga na elite será do vencedor de um Reducido jogado por quatro equipes. Patronato, Ferrocarril Oeste e Santamarina já estão classificados. A última vaga deve ficar entre Instituto (61 pontos) e Villa Dálmine (60), enquanto o Atlético Paraná (58) corre por fora. Na parte debaixo da tabela, Unión de Mar del Plata e Sportivo Belgrano já estão rebaixados, e no momento Guaraní Antonio Franco e Gimnasia y Esgrima de Mendoza no momento seguiriam o mesmo caminho.

Tiago de Melo Gomes

Tiago de Melo Gomes é bacharel, mestre e doutor em história pela Unicamp. Professor de História Contemporânea na UFRPE. Autor de diversos trabalhos na área de história da cultura, escreve no blog 171nalata e colunista do site Futebol Coletivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 3 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.