Arquivo

Torneios curtos permanecem, mas haverá apenas um campeão anual

Em uma nova reunião do Comitê Executivo da AFA, foi aprovada uma modificação na resolução previamente votada pelos clubes. Julio Grondona pressionou e obteve o que queria: os torneios curtos seguem, mas só haverá um campeão anual, saído de uma grande decisão entre os vencedores dos dois torneios.

Na verdade a mudança é pequena mas decisiva. Os dois torneios terão regulamento muito semelhante aos atuais Apertura e Clausura, ainda que passem a ser denominados Inicial e Final. A diferença, que terá grande impacto, é o fim dos dois campeões anuais. Ao fim da temporada, os vencedores dos dois torneios farão uma grande decisão em campo neutro. Algo que ocorreu uma única vez, em 1991, quando o Newell’s se sagrou campeão sobre o Boca Juniors.

A existência de um campeão único para o ano não é um fenômeno novo na Argentina. Até 1966 havia um campeão único, saído de um torneio de pontos corridos. De 1967 a 1985 houve dois campeões, mas de torneios distintos: o Nacional e o Metropolitano. De 1985 a 1990 voltaram os campeonatos longos, anuais. Em 1991 se criou o sistema de torneios curtos, o Apertura e o Clausura. Mas naquele ano se utilizou o sistema que será reintroduzido agora, com uma final entre os dois vencedores para definir um único campeão anual, a citada final entre Newell’s e Boca. Na temporada seguinte passou a vigorar o sistema atual, com dois campeões por ano.

Na próxima Libertadores estarão os dois vencedores dos torneios deste ano (Clausura 2012 e Inicial 2012), as duas melhores equipes na soma dos dois torneios e o melhor argentino da Sul-Americana deste ano. A partir do ano que vem será adotado um novo sistema, com o campeão da Copa Argentina garantindo sua vaga, com a soma anual passando a classificar apenas uma equipe.

 

Tiago de Melo Gomes

Tiago de Melo Gomes é bacharel, mestre e doutor em história pela Unicamp. Professor de História Contemporânea na UFRPE. Autor de diversos trabalhos na área de história da cultura, escreve no blog 171nalata e colunista do site Futebol Coletivo.

3 thoughts on “Torneios curtos permanecem, mas haverá apenas um campeão anual

  • David Lopes

    Assim eu acho que vai ficar mais legal…Com uma grande final ao fim da temporada!!!
    Será mais um atrativo ao Campeonato Argentino!!!

    Avante RIVER PLATE!!!

    Meu twitter é david_carp1901

  • Matheus

    ah tinha que continuar assim, e ter uma disputa entre os dois campeões que se fosse uma daquelas Supercopas Nacionais existentes na Europa.
    o Charme do Argentino era esse.

  • Márcio MILLO

    gostei

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 + 1 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.