Arquivo

Acesso do interior: equipes tradicionais sofrem por vaga à segunda fase

Juan Pablo Francia comemora importante gol do Sportivo Belgrano aos 49 do segundo tempo

Restam apenas duas rodadas para terminar a primeira fase do Torneio Argentino A, a terceira divisão argentina para os clubes do interior do país. Isto, tanto na Zona Norte (ou Zona 1) quanto na Zona Sul (ou Zona 2). A luta por uma das vagas à segunda fase toma forma de verdadeira guerra do futebol dentro de campo. Na Zona Norte, além da chegada forte do San Martín, que rivaliza com o Crucero del Norte pela ponta, Talleres de Córdoba e Gimnasia y Tiro, de Salta, demonstram recuperação digna dos clubes de chegada. Na Zona Sul, O Douglas Haig segue forte, mas já não está tão traquilo como antes; agora tem a perseguição implacável do Ramón Santamarina. Vale lembrar que na Zona Norte passam à próxima fase seis equipes, enquanto que na Sul são apenas cinco. Vejamos como está cada uma das zonas.

Zona Norte

O destaque da rodada foi a vitória do Talleres sobre o Central Córdoba de Santiago del Estero por 1×0. Resultado magro que dá o tom do que foi a dureza da partida. Contudo, resultado importantíssimo para “La T”, que vem demonstrando uma impressionante recuperação na competição. Desde a oitava rodada, a equipe foi batida em apenas um cotejo. Não fosse pelo grande número de empates e “La T” estaria na liderança do zonal. Outro destaque da rodada vai para a agonizante vitória do Sportivo Belgrano de San Francisco sobre o Juventud Antoniana de Salta. Após abrir o placar aos sete minutos da segunda etapa, o Verde local sofreu o empate dos visitantes de Salta aos 33. Depois de muito sufoco e alma, do conjunto local, finalmente o gol da vitória saiu aos 49 minutos de jogo. Na cancha, nenhum torcedor havia abandonado o duelo, pois todos acreditavam na vitória do Sportivo Belgrano.

A importância do triunfo está em que ele deixa o conjunto de San Francisco a apenas um ponto da zona de classificação para a segunda fase. Se não vencesse, ficaria na antepenúltima posição.

Em Garupá, cidade da província de Missiones, o Crucero del Norte recuperou a liderança do San Martín Tucumán, após vitória sobre o Racing de Córdoba por 2×1. Outra vitória com muito sofrimento ocorreu no duelo do Gimnasia y Tiro sobre o Unión Sunchales, em Salta. O embate estava empatado em um gol até os 45 do segundo tempo, quando Julio Laffatigue desempatou para os locais.

Quanto à decepção da rodada, ela fica com duas equipes. Uma delas é o Alumni de Villa María, que foi a Salta e perdeu mais uma; desta vez para o irregular Central Norte. A outra decepção fica na conta do San Martín, que recebeu o Tiro Federal de Rosário, em Tucumán, e apenas empatou em um gol. Apesar disso, a equipe ainda segue na ponta, mas agora com a companhia do Crucero del Norte. Essas duas equipes têm tudo para passarem à próxima fase. Porém, a briga pelas quatro outras vagas tem 10 equipes. As que não conseguirem terão de participar do pesadelo da Reválida, torneio reclassificatório, do qual todos rezam para fugir. Veja abaixo a classificação da Zona Norte.

Crucero del Norte: 36 pontos; San Martín: 36 pontos; Talleres de Córdoba: 32 pontos; Tiro Federal: 32 pontos; Gimnasia y Tiro: 31 pontos; Central Córdoba de Santiago del Estero: 30 pontos; Central norte: 30 pontos; Sportivo Belgrano: 29 pontos; Racing de Córdoba: 29 pontos; Libertad Sunchales: 28 pontos; Juventud Antoniana: 27 pontos; Unión Sunchales: 19 pontos; Alumni de Villa María: 16 pontos.

Zona Sul

Ramóns Santamaria decepciona em casa e fica no empate com o Unión Mar del Plata

Se o destaque da Zona Sul vai para o Douglas Haig, a decepção fica na conta do outro grande time da competição, o Ramón Santamarina de Tandil. Enquanto a equipe de Pergamino venceu o Racing de Olavarría por 1×0, atuando em casa, o Santamarina recebeu o Unión Mar del Plata e apenas empatou em 1×1. Com o resultado, o Douglas Haig volta a tomar a ponta do Santamarina. Porém, ao contrário do que acontece na Zona Norte, na Sul, pelo menos mais duas equipes têm amplas condições de finalizar a primeira fase na ponta da tabela. Essas equipes são o Defensores de Belgrano de Villa Ramallo e o Unión Mar del Plata.

Na rodada, o Defensores visitou o Huracán Três Arroyos e saiu com o empate de 0x0. Empates também ocorreram no 1×1 da partida do Juventud Unida de San Luís com o Cipolletti; e no 4×4 do CAI, de Comodoro Rivadávia, com o Rivadávia de Lincoln. Além da vitória do Douglas Haig, o outro que venceu foi o Deportivo Maipú, que fez 1×0 no Gimnasia de Concepción del Uruguay. Vale lembrar que na Zona Sul apenas cinco equipes vão à segunda fase. Das 12 equipes disputantes, nove delas têm chances de escapar da Reválida.

Cassificação

Douglas Haig: 33 pontos; Ramón Santamarina: 32 pontos; Defesores de Belgrano: 30 pontos; Unión Mar del Plata: 29 pontos; Racing de Olavarría: 28 pontos; Dep. Maipú: 28 pontos; Huracán: 28 pontos; Juv. Unida: 23 pontos; Rivadávia de Lincoln: 23 pontos; Cipolletti: 23 pontos; CAI: 21 pontos; Gimnasia: 19 pontos.

Joza Novalis

Mestre em Teoria Literária e Lit. Comparada na USP. Formado em Educação e Letras pela USP, é jornalista por opção e divide o tempo vendo futebol em geral e estudando o esporte bretão, especialmente o da Argentina. Entende futebol como um fenômeno popular e das torcidas. Já colaborou com diversos veículos esportivos.

4 thoughts on “Acesso do interior: equipes tradicionais sofrem por vaga à segunda fase

  • Bedoia

    Parabenizo o site pela cobertura do ascenso. Na argentina os sites pequenos e especializados no ascenso é que cobrem, nenhum grande faz isso, ou não fazem como vocês. Então meus parabéns, mas gostaria que o ascenso do interior do país tivesse a mesma cobertura do que o site faz do metropolitana. O Joza é fiel a um post toda semana sobre o metropolitano mas nem sempre faz o mesmo com o interior. Basta igualar as coisa para ficar perfeito, pois um grande erro seria copiar a imprensa argentina em um de seus piores defeitos, valorizar abertamente o futebol da capital em relação ao do interior. Um abraço a todos.

  • Lucas Prates

    Olá galera do Futebolportenho.com.br, voces são sensacionais na cobertura do futebol Argentino tão admirado por todos nós, mas venho aqui tirar uma dúvida na matéria acima diz que o torneio Argentino A seria a terceira divisão e fiquei sem entender nada, pois no site da AFA vem a seguinte ordem Torneo de Primeira que é a primeira divisão, Nacnional B que é a segundona, e depois primeira B não é essa a terceira divisão? E pelo site da AFA ainda vem antes do Argentino A, vem o torneios primeira C e D! Fiquei sem entender nada! Desculpe por ser meio leigo nesse assunto! Um grande abraço a todos.

  • Joza Novalis

    Caros Bedoia e Lucas, tudo bom? Antes de tudo, grato pelo prestígio ao site. Vamos aos esclarecimentos.

    Quanto ao fato de que a cobertura do acesso metropolitano é maior que a do interior está corretíssimo. Assim como a visão de que na Argentina há certa prioridade ao futebol do entorno de Buenos Aires em relação ao do interior. Felizmente essa não é a nossa visão e fazemos esforços para isso. Mas assumo minha culpa, pois, quanto ao acesso, o do interior teve uma cobertura menor em relação ao da capital, nos últimos meses. Estamos corrigindo isso, pode ter certeza.

    Sobre a confusão da terceira divisão, Lucas, funciona mais ou menos assim. Na Argentina há a Primeira e Segunda divisão ( B Nacional). A partir daí, o acesso se divide em futebol metropolitano e futebol do interior (isso por várias questões, muitas das quais corretas). A Segunda Divisão, conhecida como B Nacional, reúne clubes de todos os cantos do país, assim como a Primeira. Então surge a “confusão”. Existe a 3ª, 4ª e 5ª divisões para os clubes da Grande Buenos Aires e Rosário, que são conhecidas como: B Metropolitana (B Metro), Primera C e Primera D. Depois disso, ainda há inúmeros clubes que disputam as ligas metropolitanas.

    Da mesma forma, para o interior, existem a 3ª, 4ª e 5ª divisões, conhecidas como Torneo Argentino A, Torneo Argentino B e Torneo Argentino C (Torneo del Interior). Depois disso, há inúmeros clubes que disputam as ligas.

    Conseguiu entender? É confuso mesmo e não há problema algum em ignorar um pouco tudo isso. Essas competições do acesso são muito interessantes, embora confusas nos seus regulamentos. Grandes equipes argentinas estão sumidas em uma delas, como o Nueva Chicago (B Metro), Talleres de Córdoba (Argentino A) etc. Só para terminar, a ideia de colocar “terceira divisão” no título da matéria foi justamente para chamar a atenção dos leitores, para quem não é mesmo fácil entender tantas coisas diferentes do que acontece na organização do futebol brasileiro. Abraços e fiquem à vontade para nos perguntar sobre quaisquer coisas.

  • Lucas Prates

    Grande Joza, mais uma vez muitissimo obrigado, agora entendi direitinho a confusão, em relação ao Nueva Chicago é o time que eu gosto “Los Matadores” já fui há duas partidas deles pois o clibe possui as mesmas cores do meu clube América MG assim como o também vierde negro San Martin de San Juan!!

    Grande Abraço

    Lucas Prates

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 2 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.