Arquivo

Acesso Metropolitano: Colegiales chega à liderança na B Metro, Villa Dálmine mostra força na C

Jogadores do Colegiales correm para o abraço a Lucio Cereseto, autor do gol da vitória do Cole sobre o Barracas Central

Esquenta a briga pelo acesso nas categorias do futebol metropolitano. Impressiona o vigor do Colegiales e Sarmiento, na B Metro; do Villa Dálmine e UAI Urquiza, na C, e do Fénix, na D. Na B Metro, o Adrogué acusa queda de rendimento; o mesmo que ocorre com o Central Córdoba, na C, e o San Martín, na D. Por outro lado, algumas equipes demonstram forte interesse em chegar de vez na briga pelo acesso, casos do Comunicaciones na B, do próprio Villa Dálmine na C e do Riestra na D. O cenário indica que o leitor, assim como os hinchas do ascenso, terão de seguir as competições rodada por rodada até o fim, já que muita coisa ainda pode acontecer nessas disputas.

Primeira B Metropolitana

Três rodadas após o retorno da intertemporada, algumas equipes parecem em ponto de bala na luta pelo acesso, enquanto algumas parecem se ajeitar pouco a pouco e outras acusam fraglante perda de rendimento. Colegiales, Estudiantes e Comunicaciones estão no primeiro grupo; Sarmiento e Villa San Carlos no segundo, e Brown de Adrogué no terceiro. Nesta rodada, Colegiales e Sarmiento voltaram a vencer, enquanto o então emablado Brown, do ano passado, foi derrotado em casa pelo Comunicaciones e segue sem nenhuma vitória no retorno da competição.

Com muitas dificuldades, mas atuando bem, o Colegiales venceu o Barracas Central por 1×0, fora de casa, com um gol de Lucio Cereseto, aos 30 minutos do segundo tempo. Vitória que é a terceira vitória consecutiva do Cole no retorno da intertemporada. Com o resultado, se manteve na ponta da disputadíssima B Metro. Já em Junín, o Sarmiento teve menos dificuldades para bater no Temperley por 4×0, com três gols de Roberto Tucker e outro assinalado por Hecto Cuevas. O resultado sinaliza que a derrota do Verde na rodada anterior para o Almagro foi apenas um erro de percurso nesta segunda etapa da competição. O time jogou solto e poderia ter vencido até por mais gols.

Em Adrogué, o Brown recebeu o Comunicaciones e perdeu por 1×0, com um gol de Leandro Cogrossi, aos 43 do segundo tempo. Resultdo que se por um lado acusa a perda de rendimento do Brown, por outro deixa claro que o Cartero retornou das férias disposto a entrar na briga pelo acesso. Esta é a terceira vitória do clube de Agronomia, após o retorno, e a quinta consecutiva, já que havia vencido nas duas últimas rodadas de 2011. Com o resultado, o Cartero já é o quinto colocado da competição e estaria classificado para o Torneo Reducido. Na noite de hoje, Estudiantes e Dep. Italiano completam a 24ª rodada. Caso vença em Caseros, o Pincha volta a dividir a liderança com Sarmiento e Colegiales, contudo, o desafio não será nada fácil para o Estudiantes, já que o Italiano está invicto a cinco partidas. Outros resultados foram: Acassuso 0x2 Flandria; Los Andes 0x0 San Telmo; Armenio 1×1 Nueva Chicago; Morón 3×2 Def. de Belgrano; Lamadrid 2×1 Tristán Suárez; Villa San Carlos 1×1 Almagro.

Classificação
Sarmiento: 48 pontos; Colegiales: 48 pontos; Estudiantes: 45 pontos; Brown de Adrogué: 44 pontos; Comunicaciones: 38 pontos; Platense: 37 pontos; Villa San Carlos: 36 pontos; Los Andes: 34 pontos; Nueva Chicago: 33 pontos; Almagro: 30 pontos; Flandria: 29 pontos; Def. de Belgrano: 27 pontos; Armenio: 27 pontos; Dep. Italiano: 25 pontos; San Telmo: 25 pontos; Barracas Central: 23 pontos; Acassuso: 23 pontos; Temperley: 22 pontos; Morón: 22 pontos; Gral. Lamadrid: 17 pontos; Tristán Suárez: 16 pontos.

Primeira C

Jogadores do Villa Dálmine comemoram importante triunfo sobre Justo Urquiza, fora de casa

O destaque vai para duas equipes, San miguel e Villa Dálmine, as duas únicas que venceram seus dois compromissos após o período de férias. O Viola bateu no duríssimo Justo Urquiza, fora de casa, por 2×1 e é o líder da C, ao menos até a tarde de hoje, quando Defensores Unidos e Universidad Urquiza completam a rodada em Zárate.

Em Tres de Febrero, o Villa Dálmine se deparou com um dos adversários mais difíceis da categoria e ainda assim venceu o Justo Urquiza por 2×1. Os locais saíram na frente com um gol de Toledo aos 27 do primeiro tempo. O Viola empatou com o artilheiro Damián Salvatierra aos 43 e virou com Federico Gasperi aos 28 do segundo tempo. Resultado que premiou o Violeta pela busca incessante do resultado, ainda que estivesse atuando fora de seus domínios. Nos bastidores do ascenso, muitos dizem que o desempenho da equipe pela Copa Argentina, diante do San Lorenzo, era o que falatava para que o Viola se apresentasse de vez como o protagonista da Categoria. Claro que esse protagonismo ainda é dividido com o regular UAI Urquiza, que hoje poderá recuperar a liderança se bater no Defensores Unidos, em Zárate.

Outras equipes parecem sem rumo na retomada da competição. É o caso do Central Córdoba e do Talleres de Remédio de Escaladas, dois dos mais implacáveis perseguidores do Urquiza, e que até agora apenas empataram nos dois confrontos que realizaram em 2012. Na atual rodada, o Central Córdoba empatou com o Luján em 1×1, enquanto o Talleres teve o mesmo resultado contra o Laferrere, mas dentro de casa e diante de seus torcedores. Veja os demais resultados da rodada: Excursio 3×0 Midland; Cambaceres 1×3 Dep. Español; Liniers 0x5 Leandro Além; Sacachispas 1×1 Berazategui; Argentino de merlo 1×1 Dock Sud.

Classificação
Villa Dálmine: 42 pontos; UAI Urquiza: 42 pontos; Central Córdoba: 38 pontos; Talleres: 36 pontos; Midland: 33 pontos; J.J. Urquiza: 32 pontos; Laferrere: 32 pontos; Excursionistas: 31 pontos; Leandro Além: 29 pontos; Dock Sud: 27 pontos; Liniers: 27 pontos; San Miguel: 26 pontos; El Porvenir: 24 pontos; Berazategui: 24 pontos; Argentino de Merlo: 24 pontos; Deportivo Español: 24 pontos; Def. Unidos: 24 pontos; Def. Cambaceres: 23 pontos; Luján: 21 pontos; Sacachispas: 20 pontos.

Primeira D

Jogadores do Fénix comemoram com a torcida goleada sobre Dep. Paraguayo

Nada de novo na Categoria em relação ao que acontecia no final de 2012. O Fénix continua na liderança e demonstra que não será fácil tirá-lo da ponta. Na rodada, venceu o Deportivo Paraguayo por 3×0, atuando em Pilar, o Blanquinegro não teve dificuldades para fazer três gols no rival, assim como havia feito na vitória de 3×1 sobre Sportivo Barracas, na rodada anterior. Desta fez, o líder da Primeira D não atuou bem no primeiro tempo e precisou dos 45 minutos finais para construir o placar. Com o resultado, o Fénix colocou quatro pontos sobre o Centro Español segundo colocado.

O Gallego apenas empatou com o Junventud Unida fora de casa por 1×1. O mesmno ocorreu com o Argenitno de Quilmes, que também ficou no mesmo resultado com o Claypole. O resultado não foi nada bom para Centro Español e Argentino de Quilmes, pois, além de verem o Fénix disparar na ponta, ainda terão de conviver com a chegada firme do Riestra, que venceu o Lugano fora de casa por 2×1 e que agora é o quarto colocado na competição. Quem acusa queda de rendimento é o San Martín Burzaco. Atuando em casa, o Sanma voltou a emaptar, desta vez com o Victoriano Arenas, por 0x0. Veja os demais resultados: Argentino de Rosário 1×3 Atlas; Ituzaingó 4x0Dep. Muñiz; Cañuelas 0x0 Ctral Ballester; Yumpanqui 3×2 Sportivo Barracas.

Classificação
Fénix: 39 pontos; Centro Español: 35 pontos; Argentino de Quilmes: 34 pontos; Riestra: 32 pontos; San martín Burzaco: 30 pontos; Cañuelas: 29 pontos; Atlas: 27 pontos; Yupanqui: 26 pontos; Victoriano Arenas: 24 pontos; Ituzaingó: 23 pontos; Juventud Unida: 22 pontos.

Joza Novalis

Mestre em Teoria Literária e Lit. Comparada na USP. Formado em Educação e Letras pela USP, é jornalista por opção e divide o tempo vendo futebol em geral e estudando o esporte bretão, especialmente o da Argentina. Entende futebol como um fenômeno popular e das torcidas. Já colaborou com diversos veículos esportivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + 20 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.