RiverSan Lorenzo

AFA recusa inscrições de Piatti e Bottinelli

Duas das principais contratações do mercado de transferências foram suspensas hoje pela AFA. As chegadas de Bottinelli ao River Plate e Piatti ao San Lorenzo foram consideradas suspeitas, e as inscrições dos dois jogadores em seus novos clubes foram suspensas temporariamente, por suspeitas de crimes financeiros.

Ricardo Echegaray, que dirige a AFIP, entidade responsável pela fiscalização das transferências de jogadores, comunicou à AFA que “este organismo pede à AFA que estruture um mecanismo que permita conhecer a realidade econômica da operação, e assim poder determinar a existência ou não de casos de associações ilícitas para realizar crimes como evasão fiscal, fuga de divisas e lavagem de dinheiro”.

O presidente da AFIP acrescentou que estão sendo realizadas investigações para verificar a lisura das negociações que trouxeram Bottinelli e Piatti para seus novos clubes. O que desesperou Caruso Lombardi, técnico do San Lorenzo, que está ameaçado de não poder contar com sua principal contratação: “eles estão errados, não podem impedir sua inscrição. Se a investigação durar seis meses, o jogador fica parado esse tempo todo? Podem investigar, mas não fazer o jogador ficar inativo”.

A situação é fruto de uma intervenção do governo federal, que acredita que a verba que entrega aos clubes em troca da transmissão das partidas pela TV deve ter uma contrapartida. Entre elas, a garantia de que chegue ao fim o endividamento dos clubes, a violência entre torcedores e as negociações suspeitas.

Tiago de Melo Gomes

Tiago de Melo Gomes é bacharel, mestre e doutor em história pela Unicamp. Professor de História Contemporânea na UFRPE. Autor de diversos trabalhos na área de história da cultura, escreve no blog 171nalata e colunista do site Futebol Coletivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

seis + 7 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.