River

Almeyda sinaliza com volta do tridente ofensivo

Depois de três jogos sem conhecer a vitória, o River Plate busca voltar ao triunfo até para não ficar ainda mais perto da zona da degola. Neste caso, nada melhor do que o Unión Santa Fe, adversário direto na briga pela permanência na elite e pior time do Torneio Inicial. Diante de tal rival, talvez Almeyda não precisasse se preocupar tanto; só que o Pelado promete mudanças significativas no time.

Não bastasse o fato de que o rival de sábado vai ser o Unión, o Millo ainda vai encará-lo no Monumental, o que materializa o encontro como duelo de David contra Golias. Neste cenário, é de se esperar que o técnico millonario não manifestasse tantas preocupações. Só que ele parece disposto a não oferecer chance alguma para o azar. Decidiu-se a modificar o esquema para sábado e deve levar a campo uma formação com 3-4-3.

Isso mesmo. É a volta do tridente ofensivo. Decidido a colocar Chino Luna no lugar de Rojas, Almeyda ressuscita o esquema que ele utilizava todas as vezes que estava em perigo, na temporada passada. Além disso, Almeyda precisa lidar com a ausência de Ponzio, um de seus preferidos. O eleito já parece certo: “Lobo” Ledesma.

Em Núñez, a expectativa gira em torno da conquista de 30 pontos na atual competição. O River tem 17 e o benefício de mais seis rodadas para somar. Só que pela incompetência da equipe até agora vai ser necessário vencer em cinco encontros. Se não for assim, tudo bem. Só que o drama para o segundo semestre da temporada poderá se aprofundar.

É possível dizer que o jogo sem-graça de sábado poderá ser um marco para as duas equipes na competição. Se o péssimo Unión vencer no Monumental pode transformar em outra equipe. O Tatengue ainda não venceu na temporada; foram 13 jogos com nove derrotas e quatro empates. Uma vitória sobre o Millo fora de casa seria como se um morto fosse ressuscitado. Do ponto de vista do River, vencer alivia a tensão e reconstrói a confiança do elenco. Caso perca, é possível que o drama do próximo semestre comece agora. A história recente do clube mostra que as coisas vão mal quando o elenco é submetido a situações de desespero.

Ponzio vai ficar de fora por ter levado o quinto cartão amarelo contra o Albo. Sai um jogador e entra outro com as mesmas características. Só que a contusão de Ariel Rojas faz Almeyda surpreender a todos com o possível anúncio da volta do tridente. Foi assim nos treinamentos, onde os titulares formaram com: Marcelo Barovero; Gabriel Mercado, Germán Pezzella, Jonathan Bottinelli; Carlos Sánchez, Ezequiel Cirigliano, Cristian Ledesma, Diego Martínez; Rodrigo Mora, Carlos Luna Rogelio Funes Mori.

Joza Novalis

Mestre em Teoria Literária e Lit. Comparada na USP. Formado em Educação e Letras pela USP, é jornalista por opção e divide o tempo vendo futebol em geral e estudando o esporte bretão, especialmente o da Argentina. Entende futebol como um fenômeno popular e das torcidas. Já colaborou com diversos veículos esportivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + 19 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.