Arquivo

Apertura 2010 é o 1º título nacional de Alejandro Sabella

Famoso por ter ganho a Libertadores 2009 com o Estudiantes de La Plata, Alejandro Sabella, neste domingo, dia 12, ganhou seu primeiro título nacional: o Apertura 2010. Esses são os seus dois únicos títulos enquanto treinador, atividade que ele exerce desde 2009 somente no Estudiantes.

No entanto, ele possui diversos títulos enquanto jogador. São três com o River Plate (Metropolitano 1975, Nacional 1975 e Metropolitano 1977) e dois com o Estudiantes de La Plata (Nacional 1982 e Nacional 1983).

Meia de passes curtos e de ritmo lento, o Pachorra Sabella era prata-da-casa do River Plate estreando na equipe principal da Banda Roja em 1974.

Em 1978, ele é transferido para a Inglaterra para jogar no Sheffield United. Em 1980, ele se muda para o Leeds United.

Em 1982, ele vai para o Estudiantes de La Plata, jogando até 1986 quando se mudou para o Grêmio de Porto Alegre.

Em 1987, ele volta para a Argentina para o Ferro Carril Oeste. Em 1988, tambpem joga um pouco no Estudiantes e se aposenta. Ele desenhou um breve retorno, em 1989, pelo mexicano Irupato, mas não teve sucesso.

A década de 1990 representou os anos de Sabella como assistente técnico de seu grande amigo, Daniel Passarella, atual presidente do River Plate. Ele passou por diversas equipes junto com a era DT do Kaiser: River, Parma, Monterrey, Corinthians, Seleção Uruguaia e Seleção Argentina.

Agora Sabella é um treinador com pouco tempo, mas muita experiência e títulos. Mas, fica a pergunta: em 2011, ele estará no Estudiantes ou irá para o River Plate tal como é especulado na imprensa argentina?

Rafael Duarte Oliveira Venancio

Em 2010, na primeira versão desse texto, Rafael Duarte Oliveira Venancio escrevia para o Futebol Portenho, era professor do Senac e doutorando na USP. Em 2014, era professor doutor da Universidade Federal de Uberlândia e mantinha o blog Lupa Esportiva no Correio de Uberlândia. Agora, em 2020, é pós-doutor pela ECA-USP, além de escritor e dramaturgo com peças encenadas em 3 países e em 3 línguas. Nestes 10 anos, sempre tem alguém comentando este texto com ele, seja rindo, seja injuriado...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove + seis =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.