Categories: Arquivo

Aldosivi surpreende River e faz história

Para perplexidade geral, o River Plate perdeu sua invencibilidade numa partida em que jogava como local contra uma equipe situada nas últimas posições da tabela de classificação. O Aldosivi, com gols de Furios e Zunino, surpreendeu o Milo em pleno Nuevo Gasometro e teve um dia histórico.

Como de costume, o River tomou a iniciativa da partida, buscando sufocar seu rival no campo de defesa. Logo aos 12 minutos Rios recebeu livre, driblou o goleiro e chutou, mas a defesa do Aldosivi salvou em cima da linha. Parecia o prenúncio de um massacre milionário, mas logo a partida mudaria de figura. A equipe de Mar del Plata conseguia bloquear o previsível ataque adversário e pouco a pouco se arriscava nos contra-ataques.

Aos 22 minutos a estratégia deu resultado. Malcorra cobrou escanteio, e o zagueiro Furios cabeceou para abrir o placar, colocando um impensável 1 a 0 para o Aldosivi no placar. O gol deixou a equipe da casa completamente perdida, buscando o ataque mas sem conseguir
ameaçar a meta rival. Dois minutos após o gol Carrasco driblou três jogadores do Milo e chutou para fora. Aos 44 Chichizola saiu jogando errado, e a bola caiu nos pés de Gigli, que por pouco não deixou Carrasco livre para ampliar. O primeiro tempo terminou com um River perdido, e próximo de levar um outro gol.

O segundo tempo começou com um River disposto a empatar. Matias Almeyda no intervalo sacou o volante Ledesma para fazer ingressar o atacante Dominguez. E foi o Chori que protagonizou a jogada polêmica do jogo. Logo aos dois minutos se jogou em uma jogada com o defensor
Furios. Embora não tenha acontecido nenhuma irregularidade, e o lance tenha acontecido claramente fora da área, o árbitro assinalou penalidade máxima. Cavenaghi cobrou e empatou.

Esperava-se que o gol mudasse a cara da partida. Mas na verdade o River pouco melhorou. Teve a posse da bola mas pouco criou, exagerando nos passes laterais, gerando um domínio absolutamente improdutivo. Almeyda partiu para o tudo ou nada, sacando seu último volante (Aguirre) para colocar mais um armador, o venezuelano Cesar “Maestrico” Gonzalez. Nada mudou.

E o pesadelo milionário chegou aos 39 do 2º tempo. Outro escanteio cobrado por Malcorra, e desta vez foi Zunino quem subiu para marcar, com uma bela cabeçada no primeiro pau. O gol matou a partida, já que o River seguiu sem conseguir ameaçar de fato a meta do Aldosivi, que saiu de campo com uma vitória histórica em seu primeiro confronto contra a equipe milionária, exatamente no dia em que El Más Grande comemorava
os 25 anos de seu primeiro título de Libertadores.

RIVER: Chichizola, Vella, Ferrari, Maidana e Arano; Sanchez, Aguirre (Gonzalez), Ledesma (Dominguez) e Ocampos; Rios e Cavenaghi.

ALDOSIVI: Campodonico, Roselli, Furios, Cajaravilla e Zunino; Vega, Briones, Blanco (Galván) e Malcorra; Gigli (Lentini) e Carrasco (Sarraute).

Tiago de Melo Gomes

Tiago de Melo Gomes é bacharel, mestre e doutor em história pela Unicamp. Professor de História Contemporânea na UFRPE. Autor de diversos trabalhos na área de história da cultura, escreve no blog 171nalata e colunista do site Futebol Coletivo.

View Comments

  • Mesmo com a ajudinha do juiz no gol do River, foi bom pra verem que subir não vai ser tão fácil assim...

Share
Published by
Tiago de Melo Gomes

Recent Posts

As Principais Características dos Slots Online

Os slots online, também conhecidos como máquinas caça-níqueis ou simplesmente slots, são um dos jogos…

2 meses ago

7 jovens talentos argentinos para ficar de olho em 2024

Apesar do excelente desempenho nas Eliminatórias Sul-Americanas e da incerteza sobre a continuidade de Lionel…

4 meses ago

50 anos do primeiro Mundial do Independiente

Originalmente publicado no aniversário de 40 anos, revisto, atualizado e ampliado Há exatos 50 anos,…

5 meses ago

Elementos em comum entre Boca Juniors e Fluminense

Os seis duelos pela Libertadores entre 2008 e 2012 corrigiram certa lacuna do século XX,…

6 meses ago

50 anos do Huracán 1973: o time que ressoou na Copa 78 levando Menotti à seleção

Originalmente publicado no aniversário de 45 anos, em 16-09-2018 - e revisto, atualizado e ampliado…

8 meses ago

As apostas esportivas são um ótimo investimento

Cada pessoa que se deixa a apostar tem que estar ciente que suas estratégias são…

10 meses ago

This website uses cookies.