Categories: Arquivo

Gerardo Martino é o novo treinador do Newell’s

A noite de segunda-feira trouxe uma notícia surpreendente. Após ter praticamente acertado sua ida para a seleção colombiana, Gerardo “Tata” Martino voltou atrás e resolveu assumir o comando do Newell’s Old Boys. Uma decisão de cunho pessoal, muito mais que técnico ou financeiro.

A ida de Tata para a seleção cafetera era dada como certa, e o próprio presidente da federação colombiana de futebol, Luis Bedoya, confirmou o desapontamento com a mudança nos planos do treinador: “até o dia 23 de dezembro estivemos com o advogado e o contador dele, e tinhamos certa a contratação. Mas a noite fomos informados que Tata prefere ficar no Newell’s”. Segundo alguns veículos argentinos noticiam, Jose Pekerman seria um dos nomes cogitados para o cargo.

Gerardo Martino tem 49 anos, e foi um bom meio campista. Jogou a maior parte da carreira no Newell’s, somando quase quinze anos ao longo de 3 passagens pelo clube. Atuando sob o comando de treinadores como Marcelo Bielsa conquistou três titulos nacionais, e estava nas equipes vice-campeãs das Libertadores de 1988 e 1992.

Como treinador, após algumas passagens por clubes pequenos de seu país natal, Martino chegou ao Paraguai, onde conquistou um total de quatro títulos por Libertad e Cerro Porteño. Os bons resultados o levaram a seleção do país, onde obteve um ótimo desempenho, chegando às quartas de final do último mundial. Após o vice-campeonato da última Copa América deixou voluntariamente o comando técnico da seleção guarani, e retorna agora às atividades no futebol, esperando consagrar-se em seu país e no clube de seu coração.

Tiago de Melo Gomes

Tiago de Melo Gomes é bacharel, mestre e doutor em história pela Unicamp. Professor de História Contemporânea na UFRPE. Autor de diversos trabalhos na área de história da cultura, escreve no blog 171nalata e colunista do site Futebol Coletivo.

View Comments

Share
Published by
Tiago de Melo Gomes

Recent Posts

As Principais Características dos Slots Online

Os slots online, também conhecidos como máquinas caça-níqueis ou simplesmente slots, são um dos jogos…

2 meses ago

7 jovens talentos argentinos para ficar de olho em 2024

Apesar do excelente desempenho nas Eliminatórias Sul-Americanas e da incerteza sobre a continuidade de Lionel…

4 meses ago

50 anos do primeiro Mundial do Independiente

Originalmente publicado no aniversário de 40 anos, revisto, atualizado e ampliado Há exatos 50 anos,…

5 meses ago

Elementos em comum entre Boca Juniors e Fluminense

Os seis duelos pela Libertadores entre 2008 e 2012 corrigiram certa lacuna do século XX,…

6 meses ago

50 anos do Huracán 1973: o time que ressoou na Copa 78 levando Menotti à seleção

Originalmente publicado no aniversário de 45 anos, em 16-09-2018 - e revisto, atualizado e ampliado…

8 meses ago

As apostas esportivas são um ótimo investimento

Cada pessoa que se deixa a apostar tem que estar ciente que suas estratégias são…

9 meses ago

This website uses cookies.